
TLM
Advocacia

Foi vítima de fraude bancária?
Teve prejuízo com golpe financeiro?
Nosso escritório é comprometido em proteger os consumidores prejudicados por golpes e fraudes bancárias. Estamos prontos para analisar seu caso, buscar reparação e garantir seus direitos
Entre em contato com um Advogado
Fale conosco sem compromisso
Veja abaixo informações e dúvidas sobre direitos nesse tipo de situação:
Quais os principais tipos de fraudes bancárias?
Abertura fraudulenta de contas bancárias para contratações indevidas:
Golpistas abrem contas bancárias com documentos falsos, se passando por terceiros, com o objetivo de contratar empréstimos, cartões de crédito e financiamentos no nome da vítima e obter as vantagens dessas contratações.
Golpe do falso boleto:
Envio de comunicados fraudulentos imitando bancos ou outras empresas, acompanhados de boletos com código de barras adulterados, com objetivo de desviar o pagamento para contas de criminosos.
Invasão de contas pelo Internet Banking/ Golpe da falsa central de atendimento:
Criminosos se passam por atendentes bancários via ligações ou WhatsApp, induzindo as vítimas a fornecerem informações para controle da conta, permitindo transferências antes da descoberta do golpe.
Clonagem de Cartões:
Fraude online com obtenção de informações do cartão, usando sites falsos de compras para replicar dados e realizar compras indevidas. Há situações também que golpistas obtém cartões de créditos adicionais em nome da vítima para utilizar indevidamente.
Golpe do Motoboy:
O fraudador, se passando por funcionário do banco alegando ocorrência de golpes, induz o cliente a fornecer senhas e entrega o cartão a um motoboy, dando início a transações fraudulentas.
Simulação de Redução de Empréstimos:
Empresas oferecem falsas portabilidades, prometendo redução de valores de empréstimos existentes, mas, na realidade, criam novas dívidas, piorando a situação financeira do consumidor e obtendo vantagens indevidas.
Golpes em caixas eletrônicos com “ajuda” de falsos funcionários :
Golpistas ficam próximos aos caixas eletrônicos e se passam por funcionários dos bancos, prometendo ajudar a vítima, e com isso praticam golpes como troca de cartões, roubo de senhas e desvios de pagamentos.
O banco possui responsabilidade no caso de fraudes bancárias?
Sim. Os bancos são responsáveis pelos riscos de suas atividades e assim, são obrigados a oferecerem serviços seguros ao consumidor. Devem ter sistemas seguros para acesso do consumidor e proteção de seus dados (sigilo), devendo ter mecanismos para identificar transações suspeitas, que fogem ao perfil do consumidor, para bloquear as mesmas.
Essa responsabilidade está prevista na lei, especialmente no Código de Defesa do Consumidor, e a justiça entende que os bancos devem ressarcir as vítimas dos prejuízos e danos causados.
É possível ser ressarcido ou indenizado pelo banco, em caso de ser vítima de fraude bancária?
Sim. Na maioria dos casos, o banco é condenado pela justiça a indenizar a vítima, pelos prejuízos causados com as fraudes bancárias. Em algumas situações é possível ainda, obter indenização por danos morais pelos transtornos causados (aborrecimentos, negativações indevidas, cobranças indevidas, etc).
Caso tenha ocorrido negativações indevidas pelas fraudes bancárias, é possível baixá-las?
Sim. No caso de discussão da dívida por motivos de fraudes ou golpes, é possível obter rapidamente uma liminar (decisão antecipada, no início do processo), para imediata baixa das negativações, até que o processo seja finalizado.
Quais providências são recomendadas ao tomar conhecimento de ter sido vítima de golpe ou fraude bancária?
Quais os principais tipos de fraudes bancárias?
As principais recomendações são:
-
Entrar em contato com o banco para comunicar que tomou conhecimento da ocorrência do golpe ou fraude. É importante sempre anotar o número dos protocolos e datas das ligações ou mensagens. Em contato com os bancos, tentar obter uma solução imediata para o problema (exemplos: pedir bloqueios de contas ou cartões fraudados, pedir bloqueios de pagamentos indevidos que ainda estejam em processamento, suspender cobranças indevidas);
-
Fazer Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil comunicando a situação;
-
Guardar as provas obtidas, como documentos utilizados nas fraudes ou golpes, prints de mensagens relacionadas ao golpe, mensagens com o banco sobre a situação, cobranças e negativações indevidas, bem como outras provas que considere úteis para ajudar na comprovação da ocorrência.
Se foi vítima de alguma das situações acima, fale com um de nossos advogados especialistas sobre o assunto para resolver a situação o mais rápido possível.
Ficamos à disposição para analisar seu caso, sem compromisso. Entre em contato conosco e relate seu caso.
Tel : 11 2601.0614
Cel:
Contato
Atendimento
Endereço
Rua Pereira Jácome, 132, sala 01, Mooca, São Paulo - SP
CEP: 03181-080.
Telefone
Tel : 11 2601.0614
Cel.:
Online
das 9h as 22h
Presencial agende seu horário
E-mail: contato@tlmadvocacia.com.br